Coloque seu e-mail para receber atualizações, artigos e dicas!

O que é fundamental?! INFORMAÇÃO!


Toda profissão tem seu lado bom e ruim. O ruim da minha (tanto como Psicóloga perinatal quanto como Doula): quando uma gestante recebe uma informação do ginecologista obstetra e me pergunta se está certa ou errada. Respondo que está errada (baseada em estudos cientificos atualizados) e a gestante diz que vai ficar com o que o médico disse...

Ok, ninguém é obrigado a acreditar em ninguém... A minha função é passar as informações atualizadas... Mas deixa eu fazer umas perguntinhas:
- você sabe o que eu kristeller? Episiotomia? Litotomia? Manobra externa?
- seu obstetra falou sobre essas coisas? Te informou os prós e contras de cada via de parto?

Acredito que a maioria não sabe e, mesmo as que sabem, provavelmente não ouviu do médico. Mas por que?

Existem alguns motivos: o tempo de consulta não é suficiente para esclarecer todas as dúvidas, grande parte dos procedimentos que são realizados de rotina no parto normal não são necessários (assim é melhor pro médico que você não saiba disso... Quem não sabe não perturba), grande parte das indicações de cesariana são falsas, falta humanização nos atendimentos e os médicos reproduzem aquilo que aprenderam.

Ai vem aquele discurso tanto do médico quanto da gestante: ‘Ele estudou x anos pra isso, ele sabe o que faz!’ Sim, ele reproduz perfeitamente o que aprendeu. Mas vale lembrar que grande parte desse conteúdo está desatualizado! Já existem inúmeros estudos atuais comprovando que muitas dessas práticas devem ser abolidas (episiotomia de rotina, manobra de kristeller, ocitocina sintética de rotina...).

No país campeão de cesarianas desnecessárias e violência obstétrica precisamos questionar as informações que chegam até nós. Precisamos parar de passar ao outro a responsabilidade total sobre nossas decisões! Não quero que você acredite em mim... Se informe, estude, questione... Seu corpo, sua vida e suas escolhas!


Deixo aqui alguns links de profissionais/grupos que trabalham baseados em evidências científicas atualizadas:
- http://www.maternidadeativa.com.br/ 
- http://estudamelania.blogspot.com.br/ Dra. Melania Amorim
- http://www.facebook.com/malibertad
- grupo no facebook 'Cesaria? Não, obrigada!

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario